Dicas do Sombra

Qualquer problema checa-se de imediato, não se deixa nada para depois. A preguiça pode ser fatal. Um pequeno problema não solucionado de imediato pode tornar-se um gigante, colocando em risco a todos.

É de suma importância uma boa biblioteca náutica a bordo para se fazer um bom e descansado cruzeiro. Evita-se comprar tudo de início, pois corre-se o risco de adquirir coisas desnecessárias e supérfluas. (colocar um link para bibliografia)

Quanto às cartas náuticas, todas que se puder obter são poucas. Carta náutica nunca é demais. Descobrimos que as melhores cartas são as neozelandesas. Quem quiser adquiri-las, sugiro entrar em contato com a Nexus Marine, em Russel (Nexus Marine P. O. Box 226, Russel. Bay of Islands - New Zeland / Fax (00 649) 403 8196 / E-mail: nexusnz@xtra.co.zn)

No veleiro de cruzeiro tudo tem seu local próprio e nada deve ser mudado de local ou esquecido em qualquer lugar. Os locais das coisas devem sempre ser estudados previamente, a fim de se evitar demoras em momentos de urgência. Assim, as peças usadas com mais freqüência ficam mais à mão e aquelas usadas mais raramente, em segundo plano. Dessa forma, a qualquer hora, em qualquer tempo, de dia ou à noite, na calmaria ou na tempestade, até de olhos fechados, acha-se o que se procura.

Uma arma a bordo é sempre importante, sobretudo quando se cruza alguns locais notadamente conhecidos como perigosos, como as costas da Colômbia e Mar da China. Mas as armas devem ser declaradas, obrigatoriamente, e entregues às autoridades portuárias, sendo devolvidas na saída.

Levar animais a bordo pode ser um problema. De país para país mudam as regulamentações. Na Nova Zelândia, por exemplo, paga-se quarenta dólares por dia.

A roupa, quando molhada com a água do mar, pode secar-se ao sol, entretanto, assim que a temperatura cai ou anoitece, os cristais de sal retidos entre as fibras do tecido captam toda a umidade e tudo fica molhado novamente. Por isso, é importante que as roupas molhadas com água salgada sejam lavadas com água doce, o que é difícil no veleiro. Quando chega-se em terra isto é prioridade. Desta forma, evita-se a umidade dentro do barco.

Os dissalinizadores modernos são ótimos, principalmente para o banho. O custo é em torno de dois mil dólares, com capacidade em média de oito a dez litros por hora.

A manutenção é constante num veleiro de madeira, muito mais do que em qualquer outro.

É fundamental que se tenha uma boa oficina a bordo, o que facilita a vida do cruzeirista, pois sempre estamos reparando, acertando, melhorando alguma coisa. Assim, ferramentas e máquinas, todas são fundamentais e quanto mais tiver melhor. De preferência de aço-inox. Boa coleção de manilhas e peças de veleiro são extremamente necessárias.

Uma das técnicas de cruzeiro, na temporada de furacões, é sair do local (ilha, atol, motu) logo após a passagem do furacão, pois tudo se acalma, pelo menos por uns sete dias.


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